Compreensão

Não há muito o que discutir. O Grêmio vai mal no campeonato gaúcho e isso é mais do que óbvio. O que está escancarado é que o time cansa na segunda etapa, sofre pressão, e o sistema defensivo não consegue segurar as pontas. Infelizmente,  os adversários não estão sentindo segurança na defesa gremista, e isso justifica o terceiro gol de hoje: estão arriscando de qualquer lugar. Em condições normais, a postura natural de um time menor que tem um empate contra o Grêmio nos acréscimos, é segurar a bola e só se arriscar se não houver chance de contragolpe. Esse cenário muda quando o zagueiro perde disputas mano a mano, o atacante cabeceia todas livre e o goleiro tem mais gols do que defesas. Desgaste físico e insegurança defensiva. É isso. Não há mais nada a se apontar.

EM CONTRAPARTIDA, por incrível que pareça, há coisas a serem exaltadas na participação do grupo de transição nestes jogos desafortunados: Madson tem apresentado muito volume ofensivo. Hoje colocou uma bola na trave que poderia ter mudado nossa sorte, e isso em uma jogada totalmente sua, que por sinal não foi a única. Talvez lhe falte saber a hora de buscar o companheiro no ultimo terço do campo. Já Matheus e Jean Pyerre demonstram frieza e potencial. Lhes falta pouco no processo de lapidação. Já o meia Lima demonstra a cada jogo que sua briga é no time titular. Trata-se de um jogador muito criativo e que atua com classe e intensidade. Lima ainda não adquiriu ritmo para ser constante nos 90 minutos, mas hoje, é o que há de melhor.

Ainda que os resultados não venham, não é concebível que alguém caia na pilha de falar em rebaixamento. Desculpem se parecer arrogante, mas a chance disso acontecer é zero. Não façamos o papel que cabe ao nosso rival. O Grêmio tem um planejamento, e ainda que o estadual não pare pra esperar , ele foi feito da maneira correta. Revelar 3 jogadores para grupo e chegar inteiro na disputa da Recopa é muito maior do que ser líder da primeira fase do Campeonato Gaúcho. Se o Grêmio se classificar na última posição possível, ainda será um dos 2 ou 3 favoritos ao estadual.  Tenhamos compreensão ao analisar.

 

por Fernando Scaraveli.

 

Comente aí!

comentário